Brisando...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Que droga hein! A política não está funcionando.


"Tráfico chega a 5 flagrantes/hora em SP e é o crime que mais cresce desde 2000."

                 Acima foi citado o título de uma reportagem feita pelo Estadão, jornal de São Paulo. A reportagem foi publicada dia 05 de maio de 2012. Vou deixar o link da reportagem completa abaixo caso sintam-se curiosos.
--->> Link Reportagem
Basta dar uma olhada básica em reportagens de jornal, rádio, internet ou televisão para perceber que o tráfico de drogas continua aumentando não somente em São Paulo, mas em outros estados. Aqui são só alguns títulos de reportagens feitas neste ano:
.
"Aumenta número de apreensões e presos por tráfico no PA."
.
"Número de adolescentes envolvidos com tráfico de drogas aumenta 10% em São Bernardo."
. "Com tráfico de drogas em alta, número de gangues aumenta e “sitiam” Cuiabá."
Na verdade eu poderia até colocar algumas outras reportagens mas eu me lembrei de comentar sobre aquelas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) l do Rio de Janeiro. Atualmente são 19 UPPs no RJ e o tráfico de drogas? Continua lá. Eles invadiram as favelas e muitas pessoas morreram, só que morrem pela paz não é mesmo? Qual o sentido disso? Eles conseguiram um minuto de paz para mais uma eternidade de guerra. Assim será caso não haja uma política mais lúcida.
                A policia deseja instalar a paz invadindo a favela e enchendo-as de homens fardados, fadados a serem heróis. Coloquemos na balança  o quão 'justa' é esta guerra: Traficantes de sandália, sem camisa, sem instrução, sem perspectiva x Policiais de colete, instruidos e enviados pelo Estado. Quando me refiro aos intelectos que estão no poder eu tenho certo receio, pois não consigo entender como aqueles caras super espertos não conseguem enxergar que essa política ´acerca das drogas é ridiculamente preconceituosa (será que sabem que estamos no século XXI?). A visão está embaçada por causa de um preconceito induzido pelos Estados Unidos na década de 70, com o presidente Nixon. Não muito distante disso entre 1981 e 1989, o presidente Ronald Reagan aplicou a politica de 'tolerância zero', influênciando de vez uma sociedade livre das drogas. A pergunta é: como acabar com algo que tem existencia datada desde 2.700 A.C ?
              É importante que as pessoas se informem para entender que a descriminalização é uma tentativa insólita e muito bem intencionada. Acho muito bacana essa citação do ex-presidente do México, Ernesto Zedillo (1994-2000) que diz assim: " A criminalização da politica e a politização do crime caminham juntos. A criminialização da poltica significa que existem mais e mais politicos que se envolvem ema tividades crimonosas e também o contrario: Há cada vez mais criminosos com muito poder e dinheiro, que se envolvem na politica e se tornam politicos." Só que essa questão precisa ser levada em consideração como um todo, não somente aqui no Brasil.
              A descriminizalização é um protótipo a ser lapidado pela nossa sociedade. Você só conseguirá quebrar seus preconceitos lendo e se informando mais. Nosso ex presidente e um dos homens mais cultos do Brasil, Fernando Henrique Cardoso está ao lado dessa proposta por que indubitavelmente superou seus preconceitos.
              Subitamente lembrei que Martin ALuther King citou alguns textos de William du Bois como grande influência para sua decisão de se tornar um militante na batalha contra a segregação racial e pela igualdade social nos EUA. Então faço das suas palavras as minhas: " Aspiramos a uma vida mais ampla e mais plena. Para alcançar isso, precisamos acreditar na possibilidade do progresso. Se perdemos essa crença, sofremos uma espécie de morte: a existência sem desenvolvimento. Então devemos acreditar na vida." Vamos acreditar mais, ler mais. Vamos ter ideiais.


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário