Brisando...

terça-feira, 3 de abril de 2012

4:20 pela natureza


4:20 Pela natureza... (por C.H)
Tragédias naturais acontecem todos os anos. Isso é fato. Mas também é fato que o homem destrói a natureza impiedosamente e com um egoísmo absurdo. É iminente uma catástrofe com grandes proporções mundiais. O mais preocupante é que milhares de campanhas sobre conscientização e educação ambiental parecem não surtir efeito. Concordo que as publicidades e propagandas vem fazendo um ataque maciço sobre nós e para ser sincero é até dificil lembrar alguma peça publicitária que eu tenha visto ontem. Atualmente se torna engraçado como muitas pessoas usam o termo: “É tudo culpa do efeito estufa”. Sem generalizar, mas infelizmente muita coisa é mesmo!

É de conhecimento da maioria que a água potável vai acabar, assim como também sabemos que há muitas pessoas que não tem acesso a uma boa água para beber. Sabendo disso tudo me questiono sobre uma coisa que li esses tempos sobre uma artista famosa que tomou banho com uma água que custava 10 euros cada garrafa. Vale salientar que a água era potável e se tornava ainda mais valiosa por ser rara. Detalhes a parte, que parte será que algumas dessas pessoas esquecem sobre ‘ o ser humano é um animal racional’?
Justifica-se pela cegueira seletiva que o dinheiro causa sobre as pessoas. Quando se entrega de corpo e alma à avareza, os bolsos opulentos  tornam-se incautos.

Desmatamento traz extinção de espécies. Queimadas causam morte do solo. Lixo entope os bueiros. Enchentes trazem mortes, caos e doenças. Doenças causam epidemias. Epidemias matam mais pessoas. Pessoas destroem os mangues. Tubarões de pequeno porte se alimentam nos mangues. Sem mangues o alimento é escasso e os tubarões atacam pessoas. Mais pessoas morrem, e algumas outras que continuam vivas, persistem no egoísmo. O egoísmo continua todo o ciclo e por fim nunca pára.

Nós somos errados, estamos errados e futuramente estamos ferrados. Produzimos lixo demais, sujamos demais, matamos demais, nos importamos de menos. Talvez a natureza não seja do homem. Estamos aqui por que ela nos proporciona estar vivendo e desfrutando. O ser humano antes de tudo precisa aprender a fazer, a viver, conviver, coexistir e aprender a ser. Quando for compreendido o sentimento de 'SER' humano, indubitavelmente saberemos que a natureza só deseja respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário