Brisando...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Informação então.



      A comunicação é proveniente da capacidade e da necessidade que o ser humano tem de interagir e expressar-se. Primeiramente é importante saber que a linguagem passou por muitas modificações e progrediu gradativamente até ser decodificada e tornar-se um alfabeto. Os conhecimentos enfim, poderiam ser transmitidos aos demais interessados por informação.  A escrita tornou-se então, o principal meio de comunicação da história, influenciando direta e indiretamente a nossa sociedade. Outro ponto importantíssimo foi a impressão em massa, proporcionada pelo alemão, Johannes Gutenberg, criador da Prensa de Gutenberg em meados de 1455. Tal criação permitiria mais rapidez e eficiência nas informações, já que um livro a partir dessa data, não precisaria ser escrito inteiramente a mão. A informação de qualidade é fundamental para uma boa base cognitiva, permitindo que o indivíduo possa aprimorar seus intelectos.
       A televisão, o jornal e o rádio até hoje permanecem como fieis fornecedores de informação a muitas pessoas. Vivenciando a era da informação em massa podemos destacar uma invenção tão significativa quanto à escrita: a internet. Esse meio de comunicação consegue conciliar a interatividade e a ‘massividade’. Eu posso compor uma música, fazer uma gravação da mesma em áudio e colocá-la na internet. Não é preciso ser muito diligente no processo, pois a capacidade de visualização de alheios já é suficiente para uma repercussão, seja ela negativa ou positiva. Posso também citar a “Web 3.0”, um facilitador de vidas, tornando sua necessidade de informação ao alcance de apenas um clique. Tendo em vista a capacidade infindável de informações que a internet pode proporcionar, é inquestionável a afirmação de que este meio é potente e revolucionário. A internet traz o peso de cada individuo, pois cada um de nós tem em mãos o poder de ser o emissor e receptor.
     Revolução é o desiderato dos intelectos adeptos a uma sociedade de informação. O manifesto dos insurgentes não precisa vir com guerras e mortes. É a partir de movimentos pacíficos e armados com argumentos e fatos que faz-se uma sociedade mais equânime. Isso só pode ser realizado quando a informação é passada com veracidade aos que não tem acesso direto a elas. A internet é a deidade da comunicação e a partir dessa poderosíssima ferramenta o homem pode comunicar-se com o mundo. Diga-se de passagem, que o mundo está precisando da ação de bons comunicadores.
     Então por meio da internet viemos comunicar o quanto podemos e devemos nos expressar de maneira eloqüente, a fim de elucidar e mostrar que informação aliada à idéias causa uma explosão de cultura. Impávidos diante da nossa sociedade subjugada pelo capitalismo, é necessário um espírito libertário, pois a moeda da vez é a informação. (Por C.H)

 - Informe-se, questione e expresse! (Liberdade de expressão é um dos principios básicos da democracia e esta na nossa Constituição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário